segunda-feira, 20 de abril de 2020

Prefeitura de Cuité emite nota sobre caso suspeito de Covid-19

A Prefeitura Municipal de Cuité emitiu no último domingo, 19 de abril, uma Nota Oficial, esclarecendo a população e ao mesmo tempo tranquilizando sobre o caso suspeito de Covid-19, no município.


Veja:

A Prefeitura de Cuité por meio da Secretaria de Saúde torna público informações sobre o caso suspeito de Coronavírus no município, a fim de tranquilizar a população e afirmar que desde a primeira procura da usuária pela Unidade Básica de Saúde, foram e estão sendo adotadas todas as medidas cabíveis dentro do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para casos suspeitos de Covid-19.

Logo que a usuária procurou a Unidade de Saúde e foi examinada se verificou um quadro gripal, tendo seu caso notificado como síndrome gripal no sistema e-SUS-VE, do Ministério da Saúde, e para a paciente foi recomendado o isolamento domiciliar e quarentena. A paciente, monitorada desde o primeiro momento, apresentou evolução e foi encaminhada para a Unidade Hospitalar, e lá, após exame de raio-x e avaliação médica, com apresentação de exacerbação no seu quadro clínico, foi realizada uma nova notificação junto ao sistema SIVEP GRIPE, também do Ministério da Saúde, desta vez como síndrome respiratória aguda grave (SRAG), por meio da qual foi possível solicitar a realização de exame para atestar ou não o diagnóstico para Covid-19. O material foi coletado na noite da sexta-feira (17) e encaminhado na manhã do sábado (18) para o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (LACEN/PB), do qual se aguarda o resultado.

Reforçamos que o isolamento social é primordial no combate a disseminação do vírus. Além disso, a lavagem frequente das mãos, uso do álcool em gel, higienização domiciliar e uso de máscara sempre que sair de casa. A colaboração de todos é fundamental para que tenhamos o menor número possível de agravos, e nosso sistema de saúde seja capaz de atender a todos.

Caso tenham informações sobre pessoas que estejam chegando ao município de outras cidades e/ou estados, pedimos que informem aos números (83) 9 9640 7311 / 9 9817 6854, para que possamos orientá-las sobre como devem se comportar, já que estamos com o quadro de transmissão comunitária em todo país, e por essa razão é recomendado o isolamento social e quarentena, se necessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.