domingo, 21 de junho de 2020

Rastilho de Fogueira por Flauberto Fonseca





Rastilho de Fogueira

O ocaso já se anuncia, e com ele chega o medo de mãos dadas com a ansiedade, um longo vazio sideral se forma em meu peito, a palidez labial se faz presente em companhia de uma secura oral que me deixa em um estado de afiliação, mas ainda não se esvaiu  o meu estado de consciência, apesar de permanecer pávido naquele ambiente tão familiar, de onde estou visualizo uma janela voltada para a rua e com um olhar adentro a casa através de um corredor, penso em levantar e chegar até a janela para contemplar o que se passa lá fora... Mas o meu receio é maior que o desejo, já o atrevimento me seduz, porém, pede cautela e um pouco de parcimônia para seguir em frente.

Enfim realizo o meu tento, de pronto já sinto uma corrente fria adentrar o recinto através da janela, e na minha inalação noto a ausência de algo diferente naquele instante, falo dos cheios das fumaças intercaladas da queima das fogueiras, dos fogos de artifícios, das pamonhas, das canjicas e do milho em pleno cozimento.

Neste momento em um start de curiosidade olho para o lado de fora da casa e vejo que tem algo diferente, pois é noite de São João!
Pergunto em silencio ao vento, o que aconteceu, e a única reposta que me chega é a mais silenciosa ainda.

Diante de meu estado de choque e depois de muito pensar, corro até o quarto em um tempo e distância de uma maratona, coisa que outrora fazia em oito passos, paro na porta e começo em uma teima reinante se visto ou não visto a minha roupa de gala junina, como meio de me achar, mas o meu subconsciente é mais contundente e apenas diz não!

Saio a passos largos em busca da rua, e logo me deparo com a mais cruel das verdades que nem o apocalipse seria capaz de anunciar, o quadro era desolador, o breu da noite se alastrava em uma dimensão jamais vista, não tenha e nem existia quaisquer vestígio de festa junina naquele lugar, nenhum viés de celebração a consagrada festa da colheita.

Entro em êxtase em busca de uma resposta ou de repostas ao que aconteceu, mas no meu âmago havia todas, apenas imperava a não aceitação da influência de um vírus que ganhou corpo e forma e se transformou em uma pandemia.
Não me dando como vencido,  passo a percorrer as velhas trilhas que tracejei em meu tempo de menino e morador daqui lugar, e com certeza logo percebo que tudo realmente está diferente, inclusive a mais brutal ausência de nossas tradições culturais e nem um simples rastilho de cinzas de uma simplória fogueira encontro em meu caminho em um tempo que para muitos é único e tem amarras voltadas para as suas origens e raízes e que só nós povo do Nordeste temos!

Há noite adentra em um silencio quase sepulcral, e nada mais a sua frente existia a não ser um infinito vazio, como a obra do Criador é perfeita, o crepúsculo logo me presenteia com os seus raios reluzentes de um majestoso  sol e com eles trás um novo enunciado em que dias melhores se farão presentes, na vida tudo é passageiro, pois o que deixamos de comemorar hoje é em razão de um causa nobre que é a preservação da vida e o respeito pelo próximo, mais tão logo estaremos todos reunidos diante de uma grande fogueira, entorno de uma mesa farta e ao som do mestre Gonzaga, brindaremos a nossa maior conquista que é a vida!

Viva São João!


Flauberto Wagner de Farias Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.