segunda-feira, 6 de julho de 2020

Boletim acompanha evolução da Covid-19 na Paraíba e no município de Cuité



A professora Célia Maria Rufino, do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, e membro do Comitê de Emergência do Combate à Covid-19 do CES/UFCG, divulgou um novo boletim informativo sobre modelos matemáticos clássicos em Epidemiologia Aplicação, desta vez, apresentando a evolução dos casos de Covid-19 na Paraíba e no município de Cuité, com a finalidade de monitorar as estratégias adotadas para retomada gradual das atividades presenciais do Campus Cuité.  O boletim elaborado também contou com a colaboração do cuiteense Renato Dutra, doutorando em Física pela Universidade Federal de Alagoas.
A docente destaca que o retorno às aulas remotas e/ou presenciais no Centro de Educação e Saúde deve ser estudado, de modo que garanta a acessibilidade de todos os alunos, respeitando as condições de vulnerabilidade e os grupos de risco.
Na Paraíba, o primeiro caso confirmado de Covid-19 foi registrado em 18 de março de 2020. Já no município de Cuité, o primeiro caso foi registrado em 11 de maio de 2020.
De acordo com o boletim, no período analisado, o Número de Reprodução Básico (Ro) indica o pior cenário, em todo o estado, em 1º de abril de 2020 com Ro = 3.0 e no município de Cuité, em 07 de junho de 2020, com Ro = 3.29, o que reflete a menor adesão do isolamento social pelas populações envolvidas. O estudo revela, portanto, que medidas de distanciamento social são importantes para reduzir a taxa Ro para um valor menor que 1, o qual caracteriza o controle da epidemia.
Para acessar o Boletim Informativo na íntegra, clique aqui.
   
 Ascom CES/UFCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.