sábado, 5 de dezembro de 2020

Vacina só deverá cobrir toda população paraibana em 2022, prevê secretário

 


O secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, afirmou nesta sexta-feira (4) que o Estado já possui um plano de vacinação pronto e está apenas aguardando a compra da vacina pelo Governo Federal. Ele alertou, porém, que nem toda a população poderá vacinada a princípio e a cobertura completa da Paraíba só deve ocorrer em 2022.

 

De acordo com Beltrammi, é impossível vacinar toda a população brasileira já em 2021. Ele ressaltou ainda que, até o momento, apenas um fabricante solicitou registro de vacina junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). ”Ainda não há vacina no mercado”, afirmou. O secretário acredita que até o final de janeiro alguma vacina deve receber o registro.

 

”A Paraíba já está preparada”, disse ele, ressaltando que a Secretaria de Saúde já possui um plano que inclui os insumos necessários para a vacinação, a conservação e a distribuição da vacina.

 

Beltrammi também explicou que provavelmente os grupos prioritários serão os mesmos já anunciados pelo Ministério da Saúde. Primeiro serão vacinados os profissionais de saúde, idosos a partir de 70 anos e pessoas com doenças crônicas. ”Só a vacinação dessa parcela da população já será um grande avanço”, comentou.

 

O secretário destacou que, mesmo com o início da vacinação, o distanciamento social e o uso de máscaras são práticas que não podem ser suspensas. ”Vacina não é salvo-conduto”, afirmou. Ele disse ainda que pelo que a ciência descobriu até o momento sobre a doença, o uso de máscaras e o distanciamento são as melhores formas de se proteger.

 

Redação Paraíba Debate com informações do Click Paraíba






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.