domingo, 26 de setembro de 2021

O encerramento da Festa de Nossa Senhora das Mercês, em Cuité


Aclamada pelo título de Nossa Senhora das Mercês, devotada por milhares de fiéis da região do curimataú paraibano, num clima de fé e devoção que tomou conta da Paróquia de Cuité-PB nos últimos dias, traduziram-se na grande festa da Padroeira celebrada nesta sexta-feira, (24) de setembro, ocasião que marcou o encerramento dos festejos com Missa solene presidida pelo Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

O Pároco, Padre João Paulo, e o Vigário, Padre Fabiano, demais sacerdotes juntamente com o Diácono Joselino, as forças vivas da Paróquia, o povo de Deus em si, e as autoridades municipais, acolheram ao Bispo e aos seus seminaristas com muito entusiasmo para as celebrações alusivas à Mãe das Mercês.

A palavra Mercê traz uma ideia de favor, graça, benefício, perdão, clemência e, quando vista lembrada com esse título, Nossa Senhora cumpre essas características de ser Mãe das Graças, de beneficiar seus filhos e ser uma mãe clemente e fiel. Em torno dessa reflexão, o Bispo conduziu sua homilia e começou lembrando que Nossa Senhora é Mãe de toda a humanidade.

“Maria é nossa Mãe, não devemos entender ou pensar que estamos dando a Ela um título honorifico, ou que Maria é nossa mãe simplesmente pelo fato que Ela nos ajuda e nos dá muitos favores. Devemos entender claramente que Maria é nossa mãe no sentido verdadeiro. Ela nos gerou em seu seio, juntamente com Jesus, para a vida da graça. E nos acompanha, nos assiste, nos guia, como mãe verdadeira, para nós alcançarmos a Vida Total, a salvação. Ela nos ajuda a chegar até o seu Filho, nosso Salvador”, disse.

Avante com a pregação, o Bispo explicou que Jesus é verdadeiro homem e verdadeiro Deus, unido à natureza humana na pessoa de Maria. Toda santa e toda pura, Ela gerou em seu seio o Santo dos Santos que legou sua herança genética. Com esse gesto esplêndido de Deus para com a Virgem Maria, Dom Dulcênio explicou que se tratou da mais perfeita comunicação divina com o homem.

“A união substancial da pessoa divina do Filho de Deus, com a natureza humana no seio de Maria, significa a comunicação da vida divina à humanidade. O filho de Deus começou a salvação e a santidade dos homens com sua Encarnação, no seio da Virgem. A salvação de todo ser humano se dá somente e exclusivamente através da “união do homem a Cristo”, pela graça”, explicou.

Na parte final de sua homilia, Dom Dulcênio lembrou das vítimas da pandemia, dos momentos mais obscuros enfrentados pela humanidade nos últimos tempos, e pediu a proteção de Nossa Senhora das Mercês, ao seu povo, ao cuiteenses e a todo homem de boa vontade.

“São nesses momentos, mais do que nunca, que precisamos da Mãe de Deus, e nossa, Nossa Senhora das Mercês, e correr para os seus braços, pedindo o colo da Mãe que acalenta e acalma, dessa forma, reencontramos a força de viver novamente, com esperança e certeza em dias melhores com menos sofrimentos. Porque, enquanto tivermos certeza que Nossa Senhora das Mercês é nossa Mãe, sempre teremos coragem de lutar para sermos felizes. Viva a Nossa Senhora das Mercês! Viva!”, concluiu.

Por fim, o Padre João Paulo agradeceu em nome da Paróquia, pela presença do Bispo e todo apoio. Após a Missa, uma linda procissão motorizada se formou na cidade que conduziu a imagem da padroeira pelas principais vias, numa linda manifestação pública de fé.

Por: Ascom | Correção: Pedro Freitas
Fotos: Pascom Paroquial














Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.