segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Mais de mil animais são vacinados em ‘Dia D’ de vacinação antirrábica em Cuité

A Secretaria de Saúde de Cuité realizou no último sábado (09) o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Antirrábica. A vacina esteve disponível em 03 pontos (Módulo Esportivo, UBSF Diomedes Lucas e Praça Central), das 8h às 17h. Este ano, a Campanha tem como meta imunizar contra a raiva cerca 80% do total de cães e gatos a partir dos três meses de vida. Somente neste sábado foram imunizados 762 cães e 337 gatos, somando 1099 pets vacinados.

Quem não conseguiu ir a um dos pontos de vacina durante o ‘Dia D’ poderá levar seu animal para imunizar em locais, datas e horários que serão divulgados ainda no início desta semana pela Secretaria de Saúde. Animais com menos de três meses não devem ser vacinados. Além disso, se o animal estiver debilitado ou a fêmea estiver gestante também não deverá receber a vacina.

A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).

Ascom


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.