terça-feira, 9 de novembro de 2021

DESTAQUE DA SERRA: Gracinha Almeida, dedicação e compromisso com a educação de Cuité e região

A professora Maria das Graças Medeiros, carinhosamente conhecida como Gracinha Almeida, tem uma história de compromisso e dedicação a educação de Cuité e do Curimataú, fez parte da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, nos anos 80, professora efetiva do Estado da Paraíba, com atuação no município de Sossego, na Escola Estadual José Vitorino de Medeiros e também em Cuité, na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, onde desempenhou vários projetos voltados para a vivência dos alunos, tendo uma grande aproximação com os jovens, realizou seminários de vida, onde a juventude buscava alinhamento para o projeto de vida, no ano de 2001, assumiu a coordenação local da Pastoral da Sobriedade, da Paróquia Nossa Senhora das Mercês de Cuité, realizou palestras, reuniões, panfletagem nas noites da Festa da Padroeira, peças teatrais e apresentações voltadas para o tema Sobriedade, na Igreja Matriz, Comunidade Nossa Senhora da Conceição, antigo Cine Atlas (antes da implantação do Teatro Municipal). A Pastoral da Sobriedade foi convidada para apresentações e palestras em escolas e igreja de cidades vizinhas, a exemplo de Coronel Ezequiel, no Rio Grande do Norte.

No ano de 2003, foi convidada para assumir a 4ª Gerência Regional de Educação, no Governo Cássio Cunha Lima, onde deu início a um grande trabalho pedagógico e estrutural da educação regional, lutando por melhorias nas escolas, tendo início o projeto de implantação da Escola Estadual Pedro Henrique, Serra do Bombocabinho e da sede própria da Escola Estadual Francisco Marques de Melo, no município do Damião, também reforma da Escola Estadual José Vitorino de Medeiros, Sossego, construção de sala de aula e melhorias na Escola Estadual Professora Maria das Neves Lira de Carvalho e Recreio Coberto da Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité. Gracinha permaneceu no cargo até fevereiro de 2009, responsável pela expansão da 2ª fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio em alguns municípios.

Em 2011, aceitou o convite para fazer parte da equipe do recém-criado Programa Empreender Paraíba, no Governo Ricardo Coutinho. No ano de 2012, foi novamente convidada para voltar a Gerência Regional de Educação, com abrangência de 12 municípios, 24 escolas estaduais, 7.932 estudantes e 420 professores (2013), onde assumiu novamente o cargo de gerente e deu continuidade ao trabalho em prol dos avanços e conquistas, realizou a regional itinerante, levando os setores da 4ª GRE até as escolas estaduais da região, permaneceu até fevereiro de 2019.


Neste período foram construídas 7 novas escolas, 4 reformas e ampliações e duas ficaram em fase de conclusão.

Escolas construídas:

ECI Pedro Henrique da Silva – Serra do Bombocadinho, Cuité

EEEM Prefeito Severino Pereira Gomes – Baraúna

EEEFM José Vitorino de Medeiros, Sossego

ECI Francisco Marques de Melo, Damião

Escola Estadual Cidadã Integral Técnica de Cuité – ECIT Cuité

ECI Iolanda Tereza Chaves de Lima

Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Professor Lordão – Picuí.

Escolas Reformadas e ampliadas:

EEEF André Vidal de Negreiros – Cuité / Construção do Ginásio de Esportes

ECI Orlando Venâncio dos Santos – Cuité / Construção do Ginásio de Esportes

EEEF Professor José Coelho – Barra de Santa Rosa

EEEM Prefeito Aguitônio Dantas – Frei Martinho.

As Escolas José Rolderick de Oliveira, no município de Nova Floresta e a Escola Cícero dos Anjos de São Vicente do Seridó, ficaram em fase de conclusão da obra.

No ano de 2013, em entrevista a Revista Avaliando o IDEPB, a pedagoga Maria das Graças Medeiros de Almeida, relatou que traz na lembrança a identificação que sempre teve com o universo escolar. Retoma seus tempos de criança, quando acompanhava sua tia, professora, alfabetizadora de adultos na zona rural, em que se inspirou para seguir nessa trajetória de educadora. Outra grande fonte de inspiração para Maria das Graças foram suas experiências como catequista, ainda adolescente, quando segundo ela, se sentia “a própria professora”.

“Os maiores desafios encontrados [...] são compreender e responder as aspirações e anseios dos jovens e, ao mesmo tempo manter e elevar os índices educacionais das escolas”, Maria das Graças Medeiros de Almeida – Revista Avaliando o IDEPB (2013).

Portal da Serra de Cuité

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.