Sepultamento acontece às 17h, em Cuité.
Morreu
na noite deste sábado, 27 de novembro, o médico e ex-deputado estadual José Pereira
da Costa, de 97 anos. Dr. Pereira, foi o primeiro filho do
Curimataú, eleito para o cargo de deputado estadual.
Biografia
Dr. José Pereira da Costa nasceu no dia 06 de abril de 1924 na Fazendo Saco do Milho, então município de Cuité. É filho de Aniceto da Costa Pereira e Eufrásia Lira da Costa. Como irmão teve Jaime, Adélia, Cecília, Almira, Martim, Aniceto, Pedro, Anacleto, Maria do Carmo, Josefa e Teresa.
Muito jovem decidiu estudar, apesar das condições financeiras de seus pais. Cursou o Secundário na cidade de João Pessoa (PB) e Superior na cidade de Recife , estado de Pernambuco. Em 1946 faleceram seus pais, ficando órfão, seu irmão Jaime da Costa Pereira assumiu a responsabilidade financeira de mantê-lo estudando. Este gesto humano do irmão Jaime, torna- o eternamente grato desse amor fraternal. Em 1955 formou-se e Medicina pela Faculdade de Medicina de Recife. Foi o segundo filho da região do Curimataú e o primeiro médico cuiteense.
Após um atendimento difícil com sucesso, a uma parturiente do município de Picuí, foi convidado por representantes da comunidade picuiense a exercer a medicina naquela cidade. Após ouvir o seu amado e respeitado tio Jovino da Costa Pereira, aceitou o convite e abraçou a cidade de Picuí como sua nova terra.
Em 1955 candidatou-se ao cargo de prefeito de Cuité. Por uma diferença de apenas três votos, perdeu para seu opositor. Em 1959 casou-se com a jovem picuiense Rodemília Macedo. Dessa união matrimonial nasceram os filhos Hígia, Themis, Cintía, Thália, Cibele, e José Pereira Júnior.
Muito amado nas regiões do Curimataú e Seridó paraibano candidatou-se e foi eleito Deputado Estadual por três legislaturas consecutivas no período compreendido entre 1959 a 1970. Como representante do nosso povo na Assembleia Legislativa, sem nunca esquivar-se do atendimento médico em nossa região, conseguiu carrear benefícios a região. Eis os principais:
- Fundação das Maternidades de Picuí e Cuité, através das Associações APAMIP e APAMIC.
- Difusão da CNEC em Picuí, juntamente com o Professor Felipe Tiago Gomes.
- Implantação da Fundação Padre Ibiapina, através do professor Afonso pereira, na cidade de Cuité.
- Criação e Construção do Antigo Colégio Estadual de Cuité, no governo João Agripino.
- Construção do prédio da atual Escola Estadual de Ensino Fundamental deputado José Pereira, na cidade de Nova Floresta.
- Construção das pontes nos municípios de Cuité e Picuí, no governo João Agripino.
-Emancipação Política dos municípios de Barra de Santa Rosa, Frei Martinho, Nova Floresta, e Nova Palmeira.
- Criação dos Distritos do Melo e Sossego em Cuité e Baraúna no município de Picuí.
Por fim, como profissional da saúde nunca deixou de atender principalmente os mais humildes. Auxiliado pelas atendentes Zefa Grossa, e Terezão caminhou a pé, em costas de cavalos, jipe, atravessando rios cheios e os espinhos de nossa caatinga, amenizando a dor de homens e mulheres, que além de acreditar no poder da Ciência médica, tinham diante de si, um homem que tinha a caridade como prática de vida, fazendo ver no seu próximo a semelhança do nosso Deus.
Prof. José Pereira Sobrinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.