sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Projeto da UFCG promove empreendedorismo entre alunos de Farmácia


Estudantes são incentivados a desenvolverem formulações tópicas para aplicação em medicamentos e cosméticos.

Unir consumidores, empresa e universidade. É com este propósito que a professora Juliana de Souza Alencar, da curso de Farmácia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, criou o projeto que ela denomina "CEU no Ensino". Através das disciplinas "Farmacotécnica II" e "Tecnologia de Cosméticos", ela aplica as metodologias "Startup de Ensino" e "Aprendizagem Ativa Digital".

"O propósito destas metodologias é capacitar o aluno na gestão de conhecimento e gestão da inovação, resultando ao final da disciplina com um produto, o design de formulação tópica com aplicação em medicamento ou cosmético", explica.

Ao final da disciplina, o aluno deve apresentar uma proposta de formulação que pode ser desenvolvida em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mestrado, programas de trainee de empresas ou mesmo abrir sua própria startup.

"O aluno desenvolve a ideia baseada nos conceitos da metodologia Canvas, respondendo as questões: o que é? para quem? quanto custa? quem são os fornecedores? como faz?, além de fundamentar a proposta baseada em artigos científicos, patentes, sem esquecer de interagir suas habilidades com a entrega de soluções para resolver o problema da população. Ao final, o aluno é capacitado para ser ativo nas redes sociais, comunicando a sua proposta de ação", detalha.

O resultado dos trabalhos pode ser conferido no canal Farma Educa Saúde, no YouTube. Há propostas de formulações álcool em gel 70% com aloe vera e óleo essencial de lavanda com funções antisséptica, hidratante e tranquilizante; pomada de jambu com hortelã para controle de dores agudas; loção capilar de minoxidil com óleo essencial de lavanda, entre outras.

"Acredito que empoderando os estudantes, mostrando ao consumidor o mundo de possibilidades para as soluções dos problemas e as empresas participando destas ações, sentirei que estarei contribuindo para um mundo melhor", diz.

Ascom UFCG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.