segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Projeto do CES/UFCG promove reflexão sobre morte e luto

"Café com a morte" realizou palestra com a única mulher coveira da Paraíba, que foi homenageada na ocasião.

O projeto de extensão "Café com a morte: conversas sobre terminalidade, morte e luto", da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), fez uma homenagem virtual à Gilvaneide Costa de Assis Silva - única coveira/sepultadora mulher da Paraíba - que foi palestrante do projeto e falou um pouco sobre sua história no último dia 7 de outubro.

Funcionária pública do município de Nova Floresta (PB), Neide, como gosta de ser chamada, trabalha há 26 anos no cemitério da cidade e realiza todos os serviços específicos da sua função. Ela, que já sepultou dois filhos, seu primeiro esposo, seu pai e seu irmão, conta que isso gerou grande sofrimento, mas realizou o seu trabalho com empatia, compaixão e ética. E ressalta que sofre preconceito pelo fato de ser profissional da morte e, sobretudo, por ser mulher.

“Eu gostaria de ser tratada como um ser humano, de forma digna e ética e não com preconceito e estigma. Não quero que as pessoas tenham medo ou nojo de mim. Eu sou aquela que cuida dos entes queridos das famílias que estão sofrendo pela perda. Eu faço o meu trabalho com muito zelo, muito cuidado e muito amor. Eu só peço isso a sociedade”, diz.

Café com a morte

Aprovado pelo Programa de Bolsas de Extensão (Probex/UFCG), o projeto Café com a morte: conversas sobre terminalidade, morte e luto", coordenado pela professora Glenda Agra, do Centro de Educação e Saúde (CES), campus Cuité, promove a educação para a morte, por meio de palestras virtuais e outras atividades, com vistas à reflexão sobre o processo de morrer, morte e luto.

Para a professora, a homenagem a Gilvaneide é uma forma de minimizar os preconceitos e estigmas atribuídos aos profissionais que lidam com a morte, contribuindo para que saiam da invisibilidade e, sobretudo, comecem a ser vistos como trabalhadores que merecem ser respeitados pelo importante ofício exercido, imprescindível para o cuidado do espaço de memória de famílias enlutadas.

Para acompanhar todas as atividades do projeto, acesse o perfil do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidados Paliativos (NECUP/UFCG) >> https://instagram.com/necupufcg 

Neide e prof Glenda Agra

 Ascom UFCG, com informações do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.