sábado, 29 de janeiro de 2022

Vereador Ivanzinho protocola projeto que homenageia padre Donato Rizzi com denominação de bairro em Cuité

 

O vereador Ivanzinho de Joventino (Cidadania) protocolou na Câmara Municipal de Cuité, o Projeto de Lei que denomina de Bairro Padre Donato Rizzi, o atual Bairro Castelo Branco em Cuité, no Curimataú paraibano.

“Uma justa homenagem aquele que sempre lutou em favor dos mais pobres do nosso município e região, mas também a figura social e política que ele sempre representou para parte do nosso Curimataú e Seridó, sua memória será honrada neste torrão de Nossa Senhora das Mercês”, conclui o vereador Ivanzinho.



Sobre Castelo Branco:

Humberto Castello Branco, marechal do Exército brasileiro, foi um dos organizadores do Golpe Militar de 1964. Foi nomeado presidente brasileiro após eleições indiretas realizadas em 1964 e governou o país até 1967. Conhecido por ter sido o primeiro “presidente” da ditadura militar no Brasil, foi responsável por implantar as bases do sistema de repressão que caracterizou o país nesse período.

Resumo

Humberto Castello Branco foi o primeiro presidente militar da Ditadura Militar do Brasil, regime iniciado em 1964 e finalizado em 1985. A ascensão de Castello Branco ao poder foi resultado da articulação golpista contra o governo do presidente João Goulart.

Castello Branco foi eleito presidente de maneira indireta, e seu governo foi conduzido de forma a implantar a base da repressão no Brasil. Para isso, foram decretados alguns atos institucionais durante seu governo. Além disso, foi implantada uma política de austeridade a fim de conter os gastos do governo, o salário do trabalhador e reduzir alguns de seus direitos.

O resultado prático disso foi o início da repressão e do autoritarismo que marcaram os anos da ditadura militar no país. Milhares de pessoas foram expurgadas de suas funções, seja na burocracia civil, seja nas Forças Armadas. Dezenas de políticos também perderam seus direitos e tiveram seus mandatos cassados. Os movimentos sociais, sobretudo camponeses e estudantis, foram fortemente perseguidos.

Nos anos do governo de Castello Branco, ocorreram os primeiros casos de tortura e de assassinatos cometidos por agentes do governo, dando o tom de uma das marcas da ditadura no Brasil: o terrorismo de Estado.

Fonte: História do Brasil – Mundo e Educação

Um comentário:

  1. Acho muito justa e até concordo devemos sim prestar uma grande homenagem a ele por tudo que fez por Cuité e sua grande comunidade católica, mas fica no ar um sensação de oportunismo diante do momento. Seria interessante e oportuno que fosse escolhe um novo equipamento público como por exemplo:Uma praça, uma escola ou até uma creche, que ter muito haver com o trabalho que ele realizou entre nós.
    Agora mexer no nome de um bairro que tem mais de 45 anos fica complicado para os nossos comunitários.
    Fica a dica!

    ResponderExcluir

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.