segunda-feira, 7 de março de 2022

Apresentação de Vigário em Picuí-PB, Missa na Catedral, e Crisma em Prata-PB



Neste I primeiro Domingo da Quaresma, a Igreja refletiu acerca das tentações sofridas por Jesus, e o ensinamento maior desta liturgia da palavra, disse respeito ao itinerário espiritual que o cristão é chamado a viver, suportar todas as investidas do tentador.

O Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, neste final de semana entre os dias 05 e 06 de março, celebrou em 3 locais: o primeiro deles foi no sábado à noite na Paróquia de São Sebastião, em Picuí-PB, quando na ocasião apresentou à comunidade o novo Vigário Paroquial, Padre Joselino Mendes, que foi acolhido com festa por toda a paróquia.

No domingo pela manhã, Dom Dulcênio presidiu a Santa Missa do Lar, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição; e à tarde presidiu Missa e Crisma na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Prata-PB, Forania do Cariri II, na ocasião foram crismados 33 jovens.

Homilia

O tema da homilia proferida por Dom Dulcênio para este primeiro Domingo da Quaresma foi sobre a oração, destacando a importância de rezar para não cair em tentação. E a sua primeira indagação foi: ‘Por que o Cristo se permitiu ser tentado?’, ao que respondeu explicando que tais tentações também aconteceriam com todos os homens.

“O retrato do Senhor no deserto é o nosso; as suas tentações por parte do diabo, são referenciais às que sofremos, porque, vindo do maligno, quer roubar de nós a semente da Palavra, da Fé, que recebemos de Deus pela Igreja no dia em que fomos banhados pela regeneração”, esclareceu.

Continuando com a sua homilia, o bispo disse que é por meio da oração que cristão encontra forças para superar as investidas do demônio; lembrou que o local em que Jesus se encontrava era o deserto, e assim explicou que é em meio aos desertos existenciais, que Cristo se manifesta na vida de quem por ele clama.

“O deserto figurará o mundo. E o Senhor veio ao nosso deserto, para nos tirar dos nossos ermos pessoais, onde não havia esperança de Deus, para nos levar consigo ao paraíso. Estar no deserto, ainda que em oração, ainda que no relacionamento com Deus, não é fácil. Mas, Deus não nos abandonará”, disse.

E concluiu sua homilia frisando que a grande mensagem deste domingo consiste no ensinamento de Cristo em perseverar na palavra de Deus, sem jamais ceder ao tentador: “Na oração, pré-degustamos os bens do Alto já neste deserto em que vivemos chamado mundo, com os seus perigos, por vezes, ocultos. Que a ajuda e o exemplo do Senhor, na Sua fidelidade ao Pai no Espírito, ensine-nos a vencer as tentações demoníacas”.

Por: Ascom
Fotos: Pascom de Picuí – Thalita Flaviana

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.