quinta-feira, 24 de março de 2022

Nalva Medeiros é uma cuiteense destaque no ciclismo da região

A cuiteense Nalva Medeiros, 49 anos, iniciou o ciclismo em janeiro de 2019. Desde então, coleciona histórias e amigos pelo estado afora.  Em contato com a nossa redação, Nalva contou um pouco de sua história.   Segundo ela, a vontade de pedalar surgiu quando decidiu comprar uma bicicleta.

“Eu estava sentindo a necessidade de praticar algum esporte pela minha saúde e para sair do sedentarismo, sou portadora de fibromialgia, que são dores crônicas que se espalham pelo corpo, então,  comecei a pedalar aos poucos, sozinha, e não parei mais. É viciante. Faz três anos que estou pedalando e após ter vivenciado momentos diversos na minha bicicleta em meio a natureza, conclui que o ciclismo é na verdade uma das minhas grandes paixões e representa tudo na minha vida", disse Nalva, que tem incentivado outras pessoas a prática esportiva, e através dos seus pedais, sua  irmã e o cunhado resolveram comprar suas bicicletas para lhe  acompanhar em  pedais leves para a zona rural e cidades vizinhas.  Além disso, participam de vários eventos locais e regionais. “ Participamos do  1º Eco Pedal da Rádio Flores em Jaçanã-RN, onde tive o privilégio de fazer novas amizades, e dentre elas, conheci o casal Flávio Dantas e Lucicléia, os mesmos me incentivaram e patrocinaram junto a Apcrono a minha primeira participação na 5ª Edição da Corrida de MTB Frio da Serra, no dia 05 de maio de 2019, e para minha surpresa eu fui pódio, conquistando o 4º lugar na Categoria Turismo Feminino, não imaginava que poderia ir tão longe na minha Caloi aro 26, a minha "magrela", a qual eu possuo até hoje e somos inseparáveis,” destacou Nalva.

Com o incentivo e apoio do amigo Guga Bikes, comprou   uma bicicleta aro 29, para participar de outras competições, desafios e fazer pedais mais longos, um desses pedais foi para a cidade de Sossego-PB (ida e volta - 84 km), na companhia do seu cunhado. Daí por diante, a vontade de pedalar foi uma motivação para superar os meus próprios limites.  Nalva, destacou os benefícios dessa atividade. “São muitos benefícios, a saúde física e mental, a resistência, as amizades e parcerias. Todo pedal é um incentivo para nunca desistirmos a tentar alcançar um determinado local, conhecer novos lugares, fazendo novas amizades e conhecendo outras histórias. Isso é muito bom e não tem dinheiro que pague. Quem me conhece sabe o quanto eu amo pedalar, porque a bicicleta é uma terapia que tira todo o estresse, aliviando as dores que sinto, além disso, o coração agradece,” frisou

Nalva,  que idealizou  o  grupo “ELAS NO PEDAL CUITÉ.”  Hoje o grupo é composto por vinte e sete mulheres, onde as mesmas relatam que após ter iniciado o ciclismo, foram curadas de doenças que tinham e que surgiu melhoramentos nos laços familiares, colegas de trabalho e amigos. “  Assim, passados os dias, com a união do grupo e com o meu incentivo, elas já participam até de competições e desafios, algo que tem dado certo, pois a maioria das componentes do grupo Elas no Pedal Cuité já guarda em seu material pelo menos um troféu de destaque em competições locais e regionais.  Outro dado importante do grupo, tem sido os eventos realizados, a participação na Rádio 89 FM Cuité e no Programa Irmanados sobre Rodas na TV Nordestina em Campina Grande-PB, que tem proporcionado muitas oportunidades, onde somos destaque e referência, não só para as mulheres, mas para os homens também, contamos com o apoio e segurança dos mesmos nos pedais.  Na atualidade contamos com a parceria dos Caminhos das Serras, projeto ligado a Rede Brasileira de Trilhas, aonde estamos trabalhando juntas a coordenação para a sinalização de uma rota de 10 km, de Cuité-PB a Jaçanã-RN, que irá se chamar "Elas no Pedal Cuité", pela importância que o ciclismo tem proporcionado as mulheres ciclistas. Outro fato importante para o grupo Elas no Pedal Cuité, é que acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2022, a Expo Turismo Paraíba, em João Pessoa, onde o grupo irá apresentar seu trabalho pela primeira vez num evento de turismo. O ciclismo representa tudo na minha vida," concluiu  Nalva Medeiros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.