sábado, 12 de março de 2022

Quadrilha Paixão Junina de Cuité promove cultura e inclusão social no interior da Paraíba

 

A quadrilha Paixão Junina da cidade de Cuité, no Curimataú, é uma das mais premiadas na Paraíba e Rio Grande do Norte e notabilizou-se por produzir grandes espetáculos baseados na cultura regional e brasileira.

A junina que é mantida pela organização Sociedade Aliança de Desenvolvimento-SAD também é conhecida na região por democratizar o acesso à cultura e à arte, visto que além de atender os jovens de Cuité, atende também os brincantes dos municípios circunvizinhos: N. Floresta, Jaçanã (RN), Picuí, Baraúna, Barra e Damião.

Desde a sua fundação, em 2010, a agremiação atua como projeto de transformação social priorizando o público em situação de risco e as minorias. E para este ano, o quesito nota 10 vai para a inclusão de brincantes com autismo (Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), como é o caso do adolescente Lucas, de 14 anos [vídeo].
 

“Tanto a SAD quanto a Paixão Junina compreende que a cultura deve ser um mecanismo de promoção de bem-estar social e acessibilidade, e por esse motivo incentivamos a inclusão de pessoas como o Lucas, que na maioria das vezes veem o seu direito de participação negado”. Explicou Dênys Ribeiro, responsável pelo projeto.

Além da Paixão Junina a SAD em várias outras frentes e toca outros importantes projetos como o Sopão Nosso, a Companhia Escola de Artes Cênicas Fuáh e a Escolinha de Esportes Voando para o Futuro, e se mantém através da realização de eventos beneficentes, vendas de produtos e doações voluntárias.

A quadrilha junina que segue com sua jornada de ensaios e cursos preparatórios aos finais de semana atende cerca de 100 brincantes, contando também com o apoio logístico e o incentivo da Prefeitura Municipal de Cuité, através do gabinete do prefeito Charles Camaraense, e para este ano, com reforço do Edital Parrá, do Governo da Paraíba, através da Lei Aldir Blanc.

Segue a SAD nas redes sociais: @sadh.cuitepb
 
Assessoria

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.