terça-feira, 24 de maio de 2022

Secretaria de Saúde promove na sexta (27) 2ª edição do ‘Dia D’ de Combate às Arboviroses na Comunidade


A Prefeitura de Cuité através da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância Ambiental estará promovendo na próxima sexta-feira, dia 27, a 2ª edição do ‘Dia D’ de Combate às Arboviroses na Comunidade, desta vez na área atendida pela Unidade de Saúde da Família Diomedes Lucas de Carvalho que abrange os Bairros Jardim Planalto, São Vicente, Bela Vista, Ver. João Vino e Ulisses Guimarães. A 1ª edição, realizada no início de maio, mobilizou as comunidades Antônio Mariz, Santo Antônio e Jaime Pereira, área coberta pela Unidade de Saúde da Família Luíza Dantas.

A ideia de realizar essa mobilização nas comunidades surgiu da necessidade de avançar nas ações de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, e que atualmente encontra-se com o índice de infestação considerado muito alto, provocando um surto das doenças no município e sobrecarregando o serviço de saúde. Embora Cuité já tenha recebido uma primeira visita do Carro Fumacê que realizou dois ciclos de pulverização durante uma semana, o trabalho de combate ao mosquito continua, sobretudo nas áreas mais afetadas.

A 2ª mobilização acontecerá na sexta-feira das 07h30 às 12h e contará com a participação de Agentes de Combate às Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes da Vigilância Sanitária e outros colaboradores da Secretaria de Saúde, que estão realizando distribuição de piabas, visitas nos domicílios, recolhimento de lixo acumulado nas residências, distribuição de material educativo e muito mais.

Além das mobilizações pontuais nessas áreas, é necessário que toda a população faça adesão aos cuidados básicos e que tanto já são conhecidos, como por exemplo manter depósitos de armazenamento de água bem vedados, realizar a higienização desses espaços com frequência, evitar o acúmulo de lixo e de qualquer material que possa manter água parada por muito tempo, sobretudo nos muros ou varandas das residências, sempre vistoriar vasos de plantas, não jogar lixo em terrenos baldios, e uma série de outras medidas que são simples, mas muito eficazes no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.