segunda-feira, 27 de junho de 2022

Rafaela defende projetos de capacitação gratuitos e incentivos ao empreendedorismo dos jovens na Paraíba

 


Cerca de 98% das empresas abertas em 2021 na Paraíba são de pequenos negócios. De acordo com dados da Receita Federal, divulgados pelo Sebrae, um total de 47.699 novos pequenos negócios foram abertos no estado no ano passado. Observando essa potencialidade, a deputada estadual Rafaela Camaraense (PSB), lembrou, nesta segunda-feira (27), Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas, como a capacitação no setor é importante para incentivar, estimular e preparar a juventude para empreender.
 
“Foi isso que fizemos na Secretaria de Juventudes, enquanto estava à frente da pasta. Centramos muitas forças em promover cursos com essa linha”, destacou, citando o programa ‘Ela Pode’, voltado para a capacitação gratuita de mulheres contribuindo com a independência financeira e de decisão sobre seus negócios e vidas.
 
Atualmente, o programa ‘Ela Pode’ conta com o apoio da Rede Mulher Empreendedora nas capacitações oferecidas. Os cursos abordam temas importantes para os desafios mais comuns na área do empreendedorismo e empregabilidade, tais como: comunicação, liderança, negociação, finanças, networking, marca pessoal e ferramentas digitais.
 
Outra ação na área de qualificação profissional foi a criação do Programa Qualifica Juventudes, através da oferta de cursos do Senar e Sebrae, contemplando as necessidades de cada município. A demanda das capacitações que serão oferecidos ao longo de 2022 foi apresentada pelos próprios gestores. O Projeto é financiado pelo Fundo Estadual de Erradicação da Pobreza (Funcep) e tem o orçamento de R$ 800 mil.
 
Pandemia – Rafaela também destacou dados do Sebrae Paraíba que mostram que, se considerado o período de janeiro a junho, o ano de 2020 registrou um crescimento de 9,1% no número de formalizações de microempreendedores individuais (MEI) na Paraíba. Enquanto que em 2019 foram contabilizados15.607 novos registros, em 2020, durante o mesmo período - que incluiu os três meses iniciais da pandemia - foram 17.022 novos registros. 

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.