terça-feira, 28 de junho de 2022

STF reconhece competência da Justiça Eleitoral para julgar processos contra Ricardo Coutinho


Ministro Gilmar Mendes determinou que todas as ações contra Coutinho no âmbito da operação Calvário sejam remetidas à Justiça Eleitoral.

247 - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconheceu nesta terça-feira (28) a competência da Justiça Eleitoral para julgar todos os processos contra o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PT), pré-candidato a senador, no âmbito da Operação Calvário. Mendes determinou que todas as ações sejam remetidas à Justiça Eleitoral. 

"(...) Ante o exposto, julgo parcialmente procedente a presente reclamação para declarar a incompetência do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba e declarar, com relação ao reclamante, a competência da Justiça Eleitoral do Estado da Paraíba para processar e julgar o PIC 0000015-77.2020.815.0000 e seus incidentes", escreve o ministro Gilmar Mendes na decisão, ao acatar recurso movido pela defesa do ex-governador Coutinho.

"Esclareço que o juízo competente deverá se manifestar sobre a convalidação dos atos decisórios praticados pelo juízo incompetente, inclusive sobre o recebimento da denúncia", acrescentou o ministro.

Em nota, a defesa de Ricardo Coutinho disse que a decisão do ministro Gilmar Mendes é um "sinal claro" de que a jurisprudência da mais alta Corte do país deve ser respeitada e de que os direitos fundamentais devem ser protegidos. 

"Hoje a Justiça deu mais um passo importante, não só para o resgate da imagem e história de Ricardo Coutinho com a Paraíba, mas também para a proteção do direito de defesa e preservação do devido processo legal", diz a defesa de Coutinho em nota assinada pelos advogados Igor Suassuna de Vasconcelos e Eduardo Araújo Cavalcanti. 

Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.