quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Campus de Cuité da UFCG realiza Roda de Conversa sobre Educação Inclusiva no Ensino Superior

 


Nesta quarta-feira, 10, integrantes do projeto de extensão “BATE – PAPO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - PROBEX 2022”, realizaram uma roda de conversa para um momento de integração e diálogo sobre a importância da visibilidade e acessibilidade das práticas inclusivas em âmbito universitário.

Mestra em Serviço Social e palestrante do evento Fábia Halana destacou ''eu penso que a visibilidade em relação a acessibilidade na Universidade e nos núcleos acadêmicos é super importante porque possibilita a promoção da permanência de qualidade para os alunos com deficiências, a medida que ele estar num espaço em que é oferecido instrumentos e ferramentas no apoio dele durante essa permanência, ele tem muitas oportunidades de se desenvolver, de trocar experiências e de viver a Universidade em sua totalidade, então a acessibilidade é o ponto-chave, claro que tem outros, a própria inclusão e o anticapacitismo, então é de fundamental importância os debates acadêmicos dos graduandos, professores e funcionários em torno da temática da acessibilidade tanto dos alunos enquanto pesquisadores/estudiosos sobre as temáticas que envolvem as pessoas com deficiência''. 

''Lembrar que não é sobre rampas que por ser algo mais visual é aquilo, mais entender que acessibilidade são nossas próprias atitudes a questão metodológica do preparo do material para os alunos como também o atendimento aos alunos, como também a acessibilidade nas políticas públicas e nos espaços físicos, é sobre ampliar esse olhar sobre o tema. Principalmente nas Universidades que é um dos começos para a vida das pessoas, é onde se tem contato com a diversidade e tudo mais. A Universidade é um espaço importante de formação de vivência e de experiências'', finalizou Fábia.

O projeto marca a retomada das atividades presenciais, já que suas últimas realizações foram feitas de forma remota devido aos protocolos geral de Biossegurança do CES/UFCG contra a Covid-19.

A programação ainda teve música ao vivo com apresentação do aluno do curso de Nutrição e extensionista do projeto “BATE – PAPO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA'', Isaac Albuquerque e um Coffee Break no final do evento.

O evento emitiu certificados (carga horaria 3h); Apenas para inscritos.







Ascom CES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.