quinta-feira, 1 de setembro de 2022

4ª Região: estudantes da ECIT Cuité são vencedoras do Programa Estadual Meninas na Ciência e Tecnologia

 


A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, por meio do Progr{ame}se: Programa Meninas na Ciência e Tecnologia, realizou  o Hackathon Etapa Final dos projetos da 1ª edição, entre os dias 30 e 31 de agosto, na Escola Cidadã Integral Técnica Alice Carneiro, em João Pessoas. 

 O programa foi dedicado às jovens e futuras cientistas, em parceria com as escolas de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, cujas ideias e/ou projetos desenvolvidos pelas estudantes com o apoio de uma madrinha (orientadora), demonstrem criatividade, usabilidade e potencial de contribuição com a implementação do Novo Ensino Médio, reforçando as estratégias de implementação que envolvem processos de ensino e aprendizagem nas seguintes áreas de conhecimento: Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Física, Química e Biologia. Escolas da 4ª Gerência Regional da Educação foram finalistas e uma delas venceu o programa.

A equipe PhyTech Girls da Escola Cidadã Integral Técnica José Itamar da Rocha Cândido,  da cidade de Cuité,  venceu  o prêmio de melhor jogo na categoria Ciências da Natureza e suas Tecnologias,  orientada pela professora Mayane Ferreira dee Farias e pelas estudantes  : Damilys, Maria Rita, Ana Beatriz e Kauanny. O  jogo será incluído na loja oficial de aplicativos para o sistema operacional Android Play Store, e as meninas ganharam um notebook e junto com orientadora serão premiadas. 

O programa teve a missão de fortalecer o empoderamento feminino e o incentivo de mais meninas nas ciências exatas, nas tecnologias e engenharias, a fim de fomentar projetos de pesquisa, tecnologia e inovação que visem à ampliação da participação e liderança feminina.

Além da ECIT – Cuité, participaram do Programa,  a Equipe: Tecbio Owls da Escola Cidadã Integral Técnica Cicero do Anjos, da cidade de São Vicente do Seridó,  formada pelas estudantes: Débora Passos, Natália Felipe, Iasmym Souza, Rafaela Santos e Auane Batista, orientada pela Professora Gilza Santos e a equipe da  Empoderadas,  Escola Cidadã Integral Glaciliano Fontinis Lordão, da cidade de Pedra Lavrada, formada pelas estudantes : Deyse Oliveira,  Maria Alice Vasconcelos, Ana Karolliny Batista, Débora Patrícia e Alice Silva, orientadas pela Professora  Janaina Fabiana De Lima Dantas Vieira.





Educação em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.