quarta-feira, 29 de março de 2023

Assembleia aprova ‘Moção de Aplausos’ a Rafaela Camaraense por protagonismo nacional no Consórcio Brasil Verde

 


Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, nesta terça-feira (28) uma “Moção de Aplausos” para secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, pelo protagonismo nacional de coordenar as ações para preservação do Bioma Caatinga. 

A gestora foi escolhida para coordenar ações e projetos no Consórcio Brasil Verde, dentro do Bioma da Caatinga e irá integrar o conselho administrativo. A propositura foi da deputada Francisca Motta (Republicanos). 

“Fico muito feliz e honrada por receber esse reconhecimento. Para nós é motivo de orgulho coordenar ações para esse bioma que está presente na maior parte dos nossos municípios. Minha gratidão aos deputados e em especial a Chica Motta por apresentar esta matéria”, disse Rafaela. 

Na proposição, a deputada Francisca destacou que a Paraíba foi escolhida para coordenar ações e projetos no Consórcio Brasil Verde, dentro do Bioma da Caatinga. Para tratar do tema, o governador João Azevêdo escolheu a secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense. “Ela irá integrar o conselho administrativo e irá coordenar o bioma caatinga. O Estado faz parte desta iniciativa que busca promover uma cooperação entre os estados para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e reduzir a emissão de carbono no Brasil”, informou a parlamentar.

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, ocupando, aproximadamente, cerca de 70% da Região Nordeste e 11% do território nacional. A mata branca ou na linguagem dos índios tupis “caatinga” é o único bioma exclusivamente brasileiro. Na Paraíba, 90% da vegetação dominante é a Caatinga, que está presente em 177 dos 223 municípios do estado. É de fundamental importância desenvolver uma política nacional unificada para a proteção desse ecossistema.

Biomas – Cada Bioma do País (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal) conta com um coordenador regional, escolhido pela Assembleia Geral dentre os governadores dos consorciados que compõem o respectivo Bioma, para o mandato de um ano, sendo permitida uma reeleição. Cabe aos coordenadores, sob direção do presidente, tratarem dos assuntos do Consórcio relacionados ao respectivo território que coordenar. O Consórcio Brasil Verde foi lançado por governadores durante a 26° Conferência das Nações Unidas para a Mudança Climática (COP-26), realizada em Glasgow, na Escócia, em 2021.

Objetivo – O objetivo é compatibilizar o desenvolvimento econômico-social com a proteção do sistema climático, de forma justa e ecologicamente equilibrada, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa, conservando os biomas, buscando o desenvolvimento de soluções energéticas limpas, dentre outros. A ratificação do Consórcio Brasil Verde faz parte do compromisso dos estados em cumprir as metas assumidas pelo País no âmbito do Acordo de Paris, assinado em 2015 durante a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças no Clima (COP21).

Perfil – Rafaela Camaraense tem 30 anos e é natural de Cuité, no Curimataú Paraibano. Tem formação em Gestão Pública e Direito. Foi vereadora, secretária Executiva da Juventude da Paraíba e deputada estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.