quinta-feira, 16 de março de 2023

GESTORES MAIS QUERIDOS: Charles Camaraense atinge 84,2% de aprovação em Cuité, de acordo com o Polêmica/AgoraSei

 




O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta quinta (16), a segunda matéria da segunda rodada do projeto de pesquisa mais inovador do estado, onde os leitores poderão conhecer os prefeitos com os melhores índices de aprovação da Paraíba.

Para saber quais são os gestores mais queridos do estado, serão quase 100 pesquisas municipais que abrangem a avaliação nos dois primeiros anos de mandato.

A pesquisa traz indicadores sociais e políticos voltados principalmente para a eleição municipal de 2024; com um questionário diverso e intuitivo, a parceira Polêmica – AgoraSei andou do sertão ao litoral entrevistando milhares de pessoas.

A pesquisa inédita conseguiu extrair um material que mostra a opinião dos habitantes de cada município de forma clara e objetiva, em diversas áreas da gestão das prefeituras; isso irá direcionar o futuro das administrações em melhorar ainda mais a vida dos seus habitantes.

Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei realizou a pesquisa no município de Cuité. A pesquisa foi realizada no dia 9 de março de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 268 na zona urbana e 132 na zona rural.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra

O primeiro dado mais importante observado na pesquisa foi a avaliação da gestão, nessa área do levantamento na qual existe a divisão entre ótimo e bom, o Prefeito atingiu 77,8% de aprovação, ratificando o bom trabalho dos dois primeiros anos do segundo mandato de Charles Camaraense na cidade.

Na pesquisa feita de forma estimulada onde só é perguntado se você aprova ou desaprova a gestão, os bons números se repetem com o Prefeito tendo 84,2% de aprovação e apenas míseros 9,4% daqueles que não concordam com sua administração.


A boa administração, a gestão mais eficiente que às anteriores e o trabalho são os principais pontos considerados pelos 337 munícipes que aprovam a administração, como primordiais para o sucesso do mandato de Charles Camaraense.

Nas áreas específicas pesquisadas pelo projeto, as que mais se destacam são: O funcionamento dos postos de saúde com 70,6% de aprovação; a avaliação das escolas municipais que atinge 77,3% e a categoria que mais se sobressai no levantamento, são os ótimos números na área da coleta de lixo que chegam a 77,5% de aprovação perante os 400 entrevistados.

Charles Camaraense é empresário do setor de cerâmica e de tubos de PVC. Sua primeira aventura na política foi em 2014, quando filiado ao PSL, foi candidato a Deputado Estadual, conseguindo atingir 12.157 votos, ficando na primeira suplência.

Em 2016, Charles disputou a prefeitura de Cuité pela primeira vez, vencendo uma eleição acirrada contra Fabiano Valério atingindo 51,97% dos votos, se tornando Prefeito se sua cidade natal aos 42 anos.

Em 2020, o Prefeito se reelegeu em uma outra disputa acirrada contra a ex-Prefeita Euda Fabiana. Charles também é pai de Rafaela Camaraense que foi Vereadora em Cuité, suplente de Deputada Estadual e Federal e atual Secretária do Meio Ambiente do segundo Governo de João Azevêdo.

Nas últimas eleições o Prefeita, apoiou para a Assembleia, Dudu Soares (Solidariedade), na disputa para a Câmara ele esteve ao lado de sua filha, Rafaela Camaraense (PSB), no Senado Ricardo Coutinho (PT) e na briga pelo Governo, o Prefeito apoiou João Azevêdo (PSB).

Todos os candidatos tiveram ótima votação na cidade, se destacando a expressiva votação que Rafaela teve na disputa a Câmara Federal e a vantagem que João conseguiu ter nos dois turnos em Cuité.

MONTADASAPOIO DO PREFEITOVOTAÇÃO
GOVERNADORJoão Azevêdo7.041 / 8.137
SENADORRicardo Coutinho6.783
DEPUTADO FEDERALRafaela Camaraense7.262
DEPUTADO ESTADUALDudu Soares4.311


O nome Cuité tem origem no uso que os índios que habitavam a região faziam do fruto do coitezeiro, utilizado por eles na confecção de cuias, gamelas e cochos. No dialeto indígena, Cuy significava vasilha e Eté, grande, real, ilustre.

Pela Lei Provincial n° 04 de maio de 1854, a povoação da Serra de Cuité foi elevada à categoria de vila, com a denominação de Vila do Cuité. Por razões políticas, a Comarca de Cuité foi transferida em 29 de outubro de 1904 para “Picuhy”, dando-se sua instalação em 24 de novembro do mesmo ano. Em 1911, com a nova divisão administrativa do Brasil, Cuité passou a ser subordinado a Picuí, que ganhou foro de município. Esta condição durou até 18 de dezembro de 1936, quando o governado Argemiro de Figueiredo sancionou a Lei Estadual n° 99, restaurando o referido município com o nome de Serra de Cuité.

A emancipação política de Cuité foi sendo fruto de um movimento popular, onde se destacaram Jeremias Venâncio dos Santos, João Venâncio da Fonseca, João Teodósio da Silva, Basílio Fonseca, padre Luiz Santiago, Rivaldo Fonseca, Benedito Venâncio, Jovino Pereira e Pedro Viana da Costa, escolhido para ser o primeiro prefeito do município, oficialmente instalado no dia 25 de janeiro de 1937. No ano seguinte, por força do Decreto Lei Estadual n° 1.164, o referido município teve seu nome simplificado para CUITÉ, sendo constituído por dois distritos: o da sede e o de Santa Rosa (Barra de Santa Rosa, que conseguiu sua emancipação em 1959).

Sobre o instituto: O Instituto Agorasei atua no mercado nordestino desde o ano de 2008 e é dirigido pelo jornalista Josenildo Carlos, tendo o estatístico Jefferson Barbosa (Conre 5 10807) como responsável técnico pelos trabalhos realizados. É registrado no Supremo Tribunal Eleitoral e filiado ao Conselho Regional de Estatística – Conre 5.A empresa já atuou em todas as eleições do ano de 2008 até às eleições municipais de 2020. Além do Rio Grande do Norte, desenvolve trabalhos em vários municípios do Estado da Paraíba e Ceará. Tem como clientes na área eleitoral praticamente todos os partidos políticos. No setor privado desenvolve pesquisas de mercado e satisfação da clientela, tendo como clientes redes de supermercados e de material de construção, em parceria com o Sebrae RN.Desde sempre o Agorasei continua com sua missão de oferecer serviços com qualidade, agilidade e, acima de tudo, pautados pela verdade dos números que toda empresa de pesquisa séria deve buscar.

Sobre o Polêmica Paraíba: O Portal Polêmica Paraíba é, hoje, a principal referência do estado da Paraíba no segmento político. Já é o primeiro colocado neste setor e 10º entre todos os sites e portais de notícias do estado. Os dados são do ranking do Alexa – Um serviço de internet pertencente à Amazon que mede quantos usuários de internet visitam um site da Web.O site Polemica Paraíba foi fundado em 13 de maio de 2011 como um Blog de política que se notabilizou por cobrir todos os fatos políticos de interesse geral. O site nasceu calçado no tripé do bom jornalismo baseado na fidelidade à verdade factual, no exercício do espírito crítico e na fiscalização do poder onde quer que se manifeste.

Veja a pesquisa completa com gráficos AQUI

Com Polêmica Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.