quinta-feira, 11 de maio de 2023

Paraíba será o melhor lugar para visualizar eclipse raro do Sol, conhecido por Anel de fogo

 


No dia 14 de outubro deste ano de 2023, a  Paraíba vai protagonizar um precioso momento na astronomia: um eclipse anular  (ou anelar) do Sol  e o estado será um dos melhores lugares do planeta para observá-lo.

De acordo com os austronautas, este é um fenômeno raro em que a Lua fica entre o Sol e a Terra, mas sem encobri-lo totalmente. O resultado é que a silhueta da Lua fica circulada pela extremidade do Sol, criando a imagem de uma espécie de “anel de fogo”.

Aindas segundo as informaçõesl, o eclipse poderá ser visto em todo o nosso país. Mas a estreita faixa de visibilidade total do fenômeno vai passar pelo noroeste dos Estados Unidos, seguindo pela América Central, Amazônia e finalmente cruzando o Nordeste até o litoral, exatamente nas áreas de Natal e João Pessoa. Araruna, onde fica o Parque Estadual da Pedra da Boca, é apontada como um dos melhores lugares para observar esse fenômeno. Além da área aberta do parque, a cidade tem estrutura para receber os astrônomos que virão.

O evento anterior desse tipo, mais raro que o eclipse total do Sol, só pôde ser visto em áreas desabitadas do Ártico, isoladas e em boa parte com o céu encoberto, em junho de 2021. Já o deste ano poderá ser visto em áreas com boa estrutura, cidades próximas e, além de tudo, vai cair em um feriadão: o dia 12 de outubro será numa quinta-feira e o eclipse acontecerá no sábado, dia 14. Assim, quem quiser viajar para acompanhar o fenômeno de um lugar ideal terá essa oportunidade e os astrônomos estão com muita expectativa.

Portal Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.