No último dia 19 de novembro, a Paraíba celebrou o talento e a criatividade de seus estudantes com a realização das apresentações da Etapa Estadual do Festival de Arte e Cultura na Escola 2025, evento que aconteceu na Escola de Serviço Público da Paraíba (ESPEP), em João Pessoa. Este festival, que é uma das ações culturais mais importantes da Rede Estadual de Ensino, teve como tema “Ariano e Sua Sina: Raízes Nordestinas na Paraíba Armorial”, homenageando o legado de um dos maiores ícones da literatura brasileira, o escritor Ariano Suassuna.
Após as apresentações, que envolveram escolas de todo o estado, a cerimônia de premiação foi realizada no Espaço Cultural, também na capital paraibana.
Criado em 2015, o Festival Arte em Cena visa fortalecer a presença da arte e da cultura nas escolas da rede estadual, com o intuito de promover o protagonismo estudantil e a diversidade cultural. Em sua jornada, o festival já homenageou grandes nomes da cultura nordestina, como Jackson do Pandeiro, Sivuca, José Lins do Rego, e Augusto dos Anjos. Este ano, foi a vez de Ariano Suassuna, que teve sua obra e legado celebrados em diversas apresentações nas sete linguagens artísticas: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Fotografia, Literatura, Música e Teatro.
Destaques da 4ª GRE na Etapa Estadual
As escolas da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE), com destaque para as unidades localizadas na cidade de Cuité e Barra de Santa Rosa, se sobressaíram na etapa estadual do festival, conquistando prêmios expressivos em várias categorias.
Modalidade Kids 2
1º Lugar na Linguagem Música: EEEFM André Vidal de Negreiros – Cuité
3º Lugar na Linguagem Dança: EEEF André Vidal de Negreiros – Cuité
Modalidade TEEN
1º Lugar na Linguagem Dança: ECIT José Itamar da Rocha Cândido – Cuité
2º Lugar na Linguagem Audiovisual: ECI Orlando Venâncio dos Santos – Cuité
Modalidade EJA
3º Lugar na Linguagem Artes Visuais: ECIT José Luiz Neto – Barra de Santa Rosa
A Celebração das Raízes Nordestinas
Com o tema “Ariano e Sua Sina: Raízes Nordestinas na Paraíba Armorial”, o festival deste ano teve como objetivo não apenas homenagear Ariano Suassuna, mas também destacar a importância da cultura nordestina como um patrimônio vivo e fundamental na formação da identidade paraibana. As apresentações e produções artísticas de estudantes trouxeram à tona o simbolismo das raízes nordestinas, abordando temas que vão desde as tradições populares até os aspectos mais profundos da literatura e da música regional.
A escolha de Ariano Suassuna como homenageado em 2025 reforçou a relevância de sua obra, que sempre valorizou a cultura e as tradições do Nordeste, além de destacar a contribuição do autor para a preservação da memória e da arte popular brasileira.





Nenhum comentário:
Postar um comentário
O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.