sexta-feira, 29 de maio de 2020

Renan Furtado, destaque da Serra




Renan Teixeira dos Santos Furtado é filho de Jeremias Venâncio Neto e Míriam Teixeira Venâncio, vivenciou sua infância e juventude na cidade que tanto ama e através dos ensinamentos de seus pais, sempre soube respeitar o próximo, ser honesto e ter dignidade, estudou nas escolas: O Pequeno Doutor, Escola Estadual Vidal de Negreiros, Cooperativa Educacional do Curimataú Maria Anita Furtado Coelho, Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, concluiu em Campina Grande, 2010 formou-se em Direito pela FACISA, onde também vivenciou seu primeiro momento político na condição de membro do Diretório Acadêmico de Direito. Muito novo Renan sempre fez questão de demonstrar o seu amor ao querido Cuité e ao gosto pela política, embalado pela admiração incondicional a trajetória de vida pública de seu avô, o ex-prefeito Cláudio Furtado, a quem tem como exemplo político.

Lembro muitas vezes de ter visto Renan muito novo empolgado com campanhas políticas na nossa terra, foi assim em várias campanhas de vereador seu tio Geovanni Furtado, em 2002 nas eleições de Cássio, Wilson e Efraim e do candidato a deputado estadual Dr. Jaime, em 2004 na disputa municipal, em eventos políticos de Dr. Jaime e Damião, creio que seu primeiro voto, em 2006 na reeleição de Cássio governador, Cícero Lucena senador, Quintans deputado estadual e Rômulo Gouveia deputado federal, na ocasião Rômulo foi apoiado por seu tio, vereador Giovanni Furtado, os demais pelo grupo do ex-prefeito Dr. Jaime Filho, que teve como federal Efraim Filho.

Foi nesta eleição que em uma manhã de segunda-feira na feira-livre, presenciei o primeiro discurso político de Renan em praça pública, subiu em um caminhão na Rua Epitácio Pessoa para discursar defendendo as candidaturas acima citadas. Muita gente que estavam no local se surpreendeu com aquele jovem rapaz e muitos diziam “esse menino tem futuro”, outros falavam, “veio para seguir os passos do saudoso Cláudio Furtado”...

Em 2008 não foi diferente, votou no candidato a prefeito Péricles Venâncio (PT) que teve como vice Pedro Henrique. Chegou 2011 e Renan junto com amigos decidiram se filiar a um partido político e futuramente disputar uma cadeira no Legislativo, ingressaram no Partido da República (PR), Em 2012, o Partido decide em apoiar a candidatura a reeleição da prefeita Euda Fabiana, Renan disputa com sucesso nas urnas a primeira eleição, reeleito em 2016 no mesmo político, em 2018 foi eleito presidente da Câmara Municipal, onde modernizou os canais de comunicação e transparência da Casa de Manoel Felipe dos Santos, implantou o Plano de Cargos e Carreira para os funcionários da Câmara, entre outras ações. O ano é 2019, Renan coloca seu nome a disposição para a disputa pela majoritária, em 2020 Renan através de sua articulação consegue emendas importantes para o município através da deputada federal Edna Henrique, e como presidente do Poder Legislativo se coloca a disposição para ajudar a gestão municipal nas medidas de enfrentamento e combate ao novo coronavírus (Covid-19).  E no período de definições partidárias para as próximas eleições foi convidado e aceitou ser o pré-candidato a vice-prefeito na chapa de reeleição do prefeito Charles Camaraense (Cidadania).

Aeliton Clécio


Um comentário:

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.