sexta-feira, 5 de junho de 2020

Morre aos 106 anos Seu Cosmo, um dos primeiros moradores da Aliança




Seu Cosmo, como era conhecido por todos, nos deixou nas primeiras horas desta sexta-feira, 05 de junho, atualmente estava morando na grande João Pessoa com familiares. Morreu aos 106 anos de idade.

O sepultamento será na tarde neste sábado, 06, no Cemitério Público Nossa Senhora do Carmo, em Cuité. Devido à pandemia do novo coronavírus, muitos que desejavam dar o último adeus ao velho amigo, não possível.

Um cidadão de bem, cresci por ali, seu Cosmo foi um dos primeiros moradores da comunidade da Aliança, da Rua Quintino Bocaiúva que depois foi denominada de Rua Vereador Francisco Patrício de Araújo.  Um homem muito honesto, trabalhador e de muita fé. Por diversas vezes presenciei ele fazendo coisas que muita gente nova não faz, como por exemplo, subir em cima da casa para retelhar em período chuva, com aproximadamente cem anos de idade.

Seu Cosmo deixa grandes ensinamentos para todos nós que convivemos com ele, tive a oportunidade de ter várias conversas e ele sempre foi muito atencioso, dançava um forró como ninguém, apreciava o Forró do Idoso, enquanto durou o forró na Casa de Farinha de Seu Jaime, ele estava lá rodeado de amigos.

Essas são as lembranças que ficarão. Aqui ele cumpriu o seu papel, aquele homem sereno, dedicado, trabalhador e fiel aos seus princípios.
  
Em 2014, uma festa no auditório do STR, comemorou os 100 anos de Cosmo e claro não poderia faltar por lá, o bom forró.

Aeliton Clécio




3 comentários:

  1. É com muito pesar que tomei ciência do passamento de Seu Cosmo, morador e um dos percusores na existência do bairro da Aliança.
    Tenho muitas lembranças daquele cidadão de jeito simples, bom apreciador de um cigarro de fumo e presença constante em quaisquer evento público em nossa cidade.
    Como um bom cuiteense e apreciador da política paroquiana, era presença constante nos eventos políticos de nossa cidade, era Pererista de longas datas, perdendo ou ganhando sempre se fez presente como um bom partidário e escudeiro.
    Na sua trajetória de vida, com certeza a sua maior construção foi ter conquistado mais de um século de vida, e com seu particular modo de vida conseguiu transmitir para os seus um legado maior que quaisquer bem material deixado em vida.
    Que descanse em paz na casa do Criador!

    ResponderExcluir
  2. Hoje ele esta feliz ao lado de jesus e maria aqui deixou como ensinamentos honestidade coragem fé e muita alegria

    ResponderExcluir
  3. Toda a família agradece as condolências daqueles que se fizeram presentes e compreendendo o momento, tem ciência que muitos de coração contrito fizeram suas orações em casa.
    Não há recompensa maior que ler todas as mensagens e ver as homenagens.
    Muito obrigada a todos os cuiteenses.

    ResponderExcluir

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.