sexta-feira, 10 de julho de 2020

Jaçanã: Proposta de lockdown é rejeitada pelos comerciantes locais


Comércio continuará abrindo, mas sob forte fiscalização da prefeitura

Em reunião ocorrida no início da noite de ontem, no Ginásio Orlando Silva, o Comitê de Crise e Gestão de Combate e Enfrentamento à Covid-19, justamente com a Secretária Municipal de Saúde, Laíze Silva, a Diretora da Vigilância Sanitária, Ariane Alexandre da Silva e o Prefeito Oton Mário, se reuniu com cerca de cem comerciantes para tratarem de medidas a serem tomadas coletivamente no que se refere à contenção do avanço da doença em nosso município.

Quem também esteve presente na reunião foi o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gel Abdias, e o líder do Grupo Jaçanã Contra a Covid-19, Vanderson Dantas, que também usaram da palavra e levaram suas sugestões aos presentes.
Dias antes, ganhou força nas redes sociais uma campanha local pedindo o lockdown no município (fechamento total). Para não agir intempestivamente e nem deixar de ouvir os comerciantes locais, num ato genuíno de democracia, a gestão municipal resolveu convocá-los para uma reunião e juntos decidirem sobre o que fazer diante desse grave problema de saúde pública que o município enfrenta, sobretudo diante do número de casos positivados que não pára de subir.

A reunião teve início às 19h e finalizou por volta das 21h30. Após muitos discursos e debates a cerca do lockdown, a proposta de fechamento total foi totalmente rejeitada pelos que estavam presentes na reunião, quase que por unanimidade. Diversas outras propostas foram levadas a plenário, inclusive sugeridas pelos próprios comerciantes que ali estavam. Uma vez não havendo consenso em nenhuma das propostas apresentadas, ao final da reunião, ficou decido, por quase total aceitação, que o comércio local de bens continuará abrindo normalmente, mas sobre rigorosos critérios sanitários, cuidados sanitários e controle de clientes.
A Prefeitura Municipal por sua vez se comprometeu a intensificar a fiscalização nos comércios abertos avaliando itens como: disponibilização de álcool em gel para funcionários e clientes, uso obrigatórios de máscaras para clientes e funcionários e controle do número de clientes que adentram os estabelecimentos comerciais. Os comerciantes que descumprirem as regras sanitárias estabelecidas sofrerão as penalidades legais vigentes. A Prefeitura também se comprometeu a testar funcionários sintomáticos e a fazer desinfecção dos ambientes, caso se faça necessário.
Por enquanto, estabelecimentos como bares e academias deverão permanecer  fechados, assim como as igrejas católicas e evangélicas (para cultos e missas).
 Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.