quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Padre Severino Firmino, um apóstolo dos pobres

 

(Foto: Arquivo do blog)


Padre Severino Firmino da Silva, nasceu na cidade de Alagoa Grande em 30 de setembro de 1959, é filho do Sr. José Firmino da Silva e da Sra. Naziazena Firmino da silva.

Em 1982 entrou no Seminário Menor de Campina Grande, em 1984 ingressou no Seminário em Recife, em 17 de fevereiro de 1990 iniciou seu estágio Pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Mercês de Cuité, onde no dia 30 de setembro recebeu os Ministérios de Leitor Acólito, em Cuité, – em 04 de abril de 1991 foi ordenado Diácono em Campina Grande e em 18 de agosto de 1991 foi ordenado padre e em 1º de setembro de 1991, foi empossado administrador paroquial da Paróquia de Cuité.

Foi em Cuité o início de sua missão evangelizadora, que o padre Severino abraçou com determinação, coragem e brilhantismo o social, na pessoa dos pobres e necessitados, e por suas obras sociais, assim como em nenhum momento, será esquecido pela população, em especial os que mais precisam.

Ainda em 1991 iniciou um trabalho voltado para crianças desnutridas, abriu uma cozinha comunitária para alimentar as crianças, pois na cidade de Cuité, existia um alto índice de desnutrição e mortalidade infantil. Neste mesmo período iniciou o projeto de construção de casas para famílias carentes, que moravam em área de risco, em casas de taipa.

No período de 1992 a 1995, buscou apoio com amigos na Europa para adquiri recursos para perfuração de poços artesianos na zona rural de Cuité. Neste mesmo período ajudou a Fundação Hospital Pedro Viana em Cuité com doações de lençóis, materiais de limpeza e aparelhos para exames.

 Ainda em 1995 - pintura e restauração da Igreja Matriz.

Em 1998 preocupado com a situação dos idosos abandonados resolve mobilizar a comunidade cuiteense, a Câmara Municipal e em parceria com a gestão municipal, montou a Casa do Idoso Vó Filomena, que tem como objetivo acolher idosos sem famílias que vivem abandonados.

No ano 2000 iniciou a restauração da Cadeia Pública de Cuité, foram restaurados: banheiros, diretoria e dispensa.

Em novembro de 2000, por graças e obediência, foi transferido para a cidade de Pocinhos, Paróquia Nossa Senhora da Conceição. 

Em seu primeiro ano, além do trabalho de evangelização, promoveu inúmeros cursos de formação intensificou os trabalhos pastorais e dos leigos visitando as famílias mais carentes, muitos trabalhos foram realizados graças a colaboração de amigos italianos e demais voluntários representados na pessoa de Laura Creatore, em 2003 começou a construção do Centro de Desenvolvimento Comunitário Donos do Amanhã, mais conhecido como Casa da criança, construiu diversas casas para as famílias desabrigadas, reformou várias outras moradias em condições precárias, construiu o salão Comunitário São Francisco, além de duas cisternas para abastecimento de água, construiu diversas capelas.

Em 2001 a convite do então Bispo de Campina Grande Dom Luiz Gonzaga Fernandes, vai conhecer o Hospital Napoleão Laureano e iniciou o trabalho salvando vidas de crianças vitimas de câncer.

Em 2002 constrói a sede do Projeto Sonho de Criança e inicia em Cuité o trabalho de atenção à saúde e educação de crianças carentes de 3 a 6 anos.

2005 inicia mais uma luta junto a Associação Donos do Amanhã que cuida de crianças com câncer, para construir a ala infantil ao lado do Hospital Napoleão Laureano em João Pessoa.

Em fevereiro de 2014, tendo cumprido sua missão na Paróquia de Pocinhos, o bispos apresentou três cidades para sua nova missão e novamente ele optou por Cuité.

No dia 31 de maio de 2014, assume pela segunda vez a Paróquia Nossa Senhora das Mercês.

Em 2015 junto com a Dra. Cristiane Santos, deram inicio a projeto Mulheres de Peito – uma luta para diminuir a morte precoce de mulher com câncer, tendo como foco principal rastrear mulheres com suspeita da doença proporcionando as mesmas um diagnóstico precoce.

Blog do Aeliton Clécio
Fonte: Historiadora Marié Dantas e Revista Centenário


Feliz Aniversário Pe. Severino, saúde e vida longa, parabéns!















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.