quinta-feira, 1 de julho de 2021

Padre João Paulo é empossado como o novo Pároco da Paróquia de N. S. das Mercês, em Cuité


Prestes a completar 220 anos, a Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Cuité-PB, acolhe o seu 28º Pároco, Padre João Paulo Souto Victor, que foi empossado pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos, em solene celebração realizada na noite desta quarta-feira (30), na igreja Matriz da Paróquia. Padres, Diáconos, Seminaristas, paroquianos e autoridades locais prestigiaram este momento histórico e de fé, que foi transmitido pelas redes sociais. 

Além de empossar canonicamente o Padre João Paulo, o Bispo apresentou à comunidade o Diácono Joselino Mendes, ordenado no último dia 29, que agora passará a fazer uso de ordens ministeriais na Paróquia das Mercês; comunicou também que o Padre Bruno Costa, Vigário, será transferido em breve para à Paróquia de São José, em Parari-PB, e virá para substitui-lo o Padre Fabiano Cruz, que atualmente é Vigário em Queimadas.

Homilia

Na homilia proferida por Dom Dulcênio, um destaque para a reflexão em torno da palavra de Deus que é um perene socorro para quem clama com fé. O Bispo, ao explicar as leituras, pediu aos fiéis que não temessem o demônio, mas que confiassem em Deus sem cessar:

“Mais que temer o demônio, devemos confiar em Jesus, que não permitirá que sejamos tentados além de nossas forças. Por isso, pedimos que Ele não se afaste de nós, que fique conosco, porque sem Ele nada somos, nada podemos, nada esperamos! Fica conosco para que possas santificar-nos e ajudar-nos a cumprir a divina vontade do Pai Celestial”.

Na segunda parte da sua homilia, Dom Dulcênio falou sobre às comunidades e sobre a importância de um padre para a paróquia. Explicou que o Padre é um colaborador do Bispo na missão de anunciar o Reino, e que a presença de um sacerdote numa comunidade é motivo para agradecer a Deus.

“Os padres são servidores da Igreja para o povo de Deus. Eles fazem as vezes do Bispo nas respectivas paróquias a eles confiadas. Como eu não posso estar aqui diariamente, estou trazendo o Pe. João Paulo: ele me representa em todas as funções sacerdotais. O padre é outro Cristo em meio a comunidade. É ele a expressão significativa do amor de Deus que quer salvar”, disse.

E, concluiu sua homilia pedindo aos fiéis que rezem para que Cristo seja mais amado, conhecido e adorado:  “Amados filhos e filhas de Nossa Senhora das Mercês, rezem para que Cristo seja mais amado, conhecido e adorado, e que o seu novo pároco, Padre João Paulo, seja o amor do coração de Jesus, como dizia São João Maria Vianney em relação aos padres: que sejam pregadores ambulantes da Palavra e das ações que santificam a vida do mundo. Faço minhas as palavras do Santo Cura D’ Ars em relação aos Padres João Paulo e Bruno, que me representam nesta Paróquia de Nossa Senhora das Mercês”. Findou.

Rito da Missa

Próprio da Liturgia da posse de um pároco, nesta celebração o padre empossado profere sua profissão de fé, recebe do Bispo as chaves da Igreja e do Sacrário, é conduzido à Pia Batismal, além de receber a Estola roxa, como sinal do seu ministério de escuta na confissão.

Sobre o Padre João Paulo

O Padre João Paulo Souto Victor é natural de Pocinhos-PB. Ingressou no seminário propedêutico Santa Teresinha, em Areia-PB, em 2003, tendo cursado Filosofia e Teologia entre os anos de 2004 e 2009. É mestre em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana de Roma (2019/2021). Ordenou-se diácono em fevereiro de 2010, na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, tendo sido ordenado sacerdote em 04 de agosto do mesmo ano, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Campina Grande. Sua primeira Paróquia foi a do Bom Jesus dos Martírios em Boa Vista, onde ficou até fevereiro de 2015. Também passou pelas paróquias de Massaranduba (2015/2017) e Esperança (2017/2019).  Foi Vigário Episcopal para a Pastoral, entre os anos de 2015 e 2019. Em abril de 2021, foi nomeado por Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo de Campina Grande, o 28º pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Cuité, onde tomou posse em solene liturgia celebrada na noite do dia de 30 de junho de 2021.

O Padre João Paulo Souto Victor, estava há 2 anos em Roma fazendo mestrado na área da Teologia Moral; com a conclusão do mestrado, Dom Dulcênio precisou de seu serviço pastoral aqui na Diocese, confiando-lhe a missão nas terras de Cuité, na Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, onde passou a ser Pároco.

Por: Ascom | Correção: Padre Márcio
Fotos: Rafael Augusto
Apoio nas informações e serviço: Pascom paroquial nas pessoas de Dandara Virginia, José Álex, Afonso e Tatiane
.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.