terça-feira, 31 de maio de 2022

Pesquisadoras do CES/UFCG visitam universidade portuguesa para conhecer modelo de formação continuada



Modelo português é visto como o mais eficiente da Europa. Ideia é aproveitar experiências na elaboração de políticas públicas a serem adotadas na Paraíba.

Pesquisadoras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estiveram de 16 a 25 de maio em Portugal realizando uma visita técnica à Universidade de Coimbra para conhecer o projeto de formação continuada. O modelo português é visto como o mais eficiente da Europa, segundo censo educacional lusitano.

A visita foi conduzida pelo professor Luís Joaquim Alcoforado, da Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Coimbra. A ideia do projeto é possibilitar uma articulação do Governo do Estado e da UFCG com a universidade portuguesa permitindo o compartilhamento de experiências de formação continuada de professores da Educação Básica e na formulação de um modelo formativo que atenda ao perfil do docente paraibano nas mais diferentes modalidades de ensino ofertadas pela rede.

"A avaliação da visita foi extremamente positiva, uma vez que subsidiou a pesquisa em curso, assim como ampliou a possibilidade das escolas paraibanas poderem absorver práticas educativas que têm sido reconhecidas internacionalmente como exitosas. Além disso, vemos com grande alegria o acolhimento da pesquisa por parte dos colegas lusitanos que, de forma receptiva, proporcionaram a realização das ações planejadas para o período em que lá estivemos", disse a coordenadora do projeto e professora da UFCG, Márcia Candeia.

De acordo a pesquisadora, a visita acenou para outros temas decisivos para Educação paraibana, a exemplo da implantação de uma cultura digital nas escolas, adaptação de materiais e rotinas de ensino para alunos com defiência, internacionalização da educação e ainda de processos de imigração.

"É válido acrescentar que tivemos contato com a organização do sistema de ensino básico e superior do país, o que nos possibilitou estabelecer parâmetros educacionais que tanto podem ser decisivos na elaboração de políticas públicas a serem adotadas pelo próprio Estado ou pela UFCG", revelou.

O projeto é subsidiado pela Fundação Parque Tecnológico e Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba e conta com a participação das professoras do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, Campus Cuité - Kiara Santos e Nayara Costa, estudantes de pós-graduação, graduação e da Educação Básica.

O próximo passo da parceria consistirá na vinda do professor Luís Joaquim Alcoforado à Paraíba e a Campina Grande, onde falará com os professores da rede e alunos de graduação da UFCG.

Ascom UFCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.