quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Há 125 anos nascia padre Luiz Santiago

 


Por Crisólito Marques 

Há exatos 125 anos nascia na data de 25 de agosto de 1897 no distrito de Meia Pataca, hoje pertencente ao município de Remígio na Paraíba, Luiz Santiago de Moura, filho de Delfim Izidro de Moura e de Antônia de Andrade Santiago. Este foi batizado no mesmo município a cima citado e foram seus padrinhos seus próprios avós maternos.

Este foi padre da cidade de Cuité entre os anos de 1929 a 1941. Futurista, pesquisador, estudioso, empreendedor, pecuarista, escritor, dentre outras atividades, este também foi e continua sendo amado e odiado por muitos que conviveram, ou apenas conhecem parte de sua história, pois deixou marcas positivas e negativas não apenas para o município de Cuité mas também para a região e o Estado. Polêmico, perseguidor, intolerante, astuto, desbravador...

Enfim, deixou seu legado na nossa história.

E você que conhece um pouco ou já ouviu falar neste homem, de que lado está? No dos que o venera, idolatram, amam, ou dos que o odeiam, o apedrejam e os coloca em um lugar muito distante dos patamares da história?

Esta figura foi meu tema de dissertação de mestrado, na qual se quiserem saber mais podem acessar meu trabalho nos arquivos eletrônicos da UFPB.

https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8370

Acima o link para o acesso a dissertação.

Crisólito Marques

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.