sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Magnólia Suellen lança livro sobre o Sargento Silvino de Macedo "O Herói de Picuí"

 


Na noite desta quinta- feira, 19 de janeiro, foi lançado no pavilhão da Festa de São Sebastião de  Picuí, o livro Sargento Silvino de Macedo. O herói de Picuí (1941-1990) de autoria da historiadora e escritora picuiense Magnólia Suellen da Silva Azevedo. O livro apresenta de forma curiosa a construção da história do picuiense Silvino de Macedo, ex- Sargento do Exército Brasileiro. Silvino seria fruto de uma união ilícita entre uma escrava com um filho de um fazendeiro da região. 

Este picuiense, de origem humilde, conseguiu por meio de seu pai ingressar na Escola de Aprendizes de Marinheiro no Recife, e depois teria seguido para o Rio de Janeiro, onde serviu como 2° Sargento do Primeiro Batalhão de Engenheiros. 

Silvino teria se tornado herói depois de ter organizado e participado de revoltas no Rio de Janeiro contra o governo do Vice-Presidente República, Floriano Peixoto, nos anos de 1892 e 1893. Uma das revoltas foi a própria Revolta Armada em Setembro de 1893. 

Segundo a autora, o  livro é fruto de uma exaustiva pesquisa, onde o leitor encontrará de forma documentada e muito bem escrita do nascer ao morrer do Sargento Silvino Honório de Macedo.  

O   ebook do livro já encontra-se disponível no link https://www.editoranativa.com/publicacoes-cientificas-dezembro. Já o lançamento do livro físico está previsto para o segundo semestre deste ano.




Fonte: Educação em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.