terça-feira, 11 de abril de 2023

Os cem dias do governo Lula por Márcio Vieira

 



Por Márcio Vieira

Hoje, 10 de abril de 2023, o terceiro governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva completa 100 dias. O que foi feito nesse período? Para respondermos a essa indagação, é preciso rememorarmos alguns fatos ocorridos durante o governo anterior, do presidente Jair Bolsonaro. Ameaças constantes de volta da ditadura militar, desprezo pelos indígenas, descontrole do desmatamento e do garimpo ilegal na Amazônia, facilitação do acesso a armas, ataques à imprensa e disseminação de fake news, indiferença aos doentes e mortos pela covid-19, ataques à eficácia comprovada das vacinas, isolamento diplomático internacional, desvalorização da mulher, falas presidenciais de conteúdo racista...

É fácil percebermos o caminho político trilhado pelo governo Lula até aqui, diante do cenário descrito acima: fazer exatamente o contrário do que fez o seu antecessor. Por exemplo, a assistência prestada aos Yanomâmi, encontrados em estado de desnutrição e completo abandono em suas terras. A expulsão dos garimpeiros ilegais, que poluem com mercúrio os rios amazônicos. A suspensão de decretos que autorizavam o cidadão a adquirir, sozinho, até sessenta armas de fogo.

Além disso, vimos a volta do “Zé Gotinha”, personagem querido pelas crianças, que representa a importância da vacinação para prevenir várias doenças, inclusive a covid-19. O retorno do protagonismo do Brasil na política externa, cuja marca é o diálogo com todas as nações, sem distinção ou preconceito ideológico. Tivemos a criação do Ministério das Mulheres, que tem por objetivo trazer à luz o combate ao machismo e à misoginia, assim como foi concebido o Ministério da Igualdade Racial, contra o racismo histórico presente em nosso país.

Entretanto, o principal avanço do governo Lula foi devolver a normalidade democrática e institucional à sociedade brasileira. A tentativa improvisada de golpe do dia oito de janeiro, realizada por aquele grupo que acredita que a terra é plana, foi devidamente contida pelo Poder Judiciário, apesar dos prejuízos materiais e dos arranhões deixados na imagem internacional do país. Mas, desde então, o fato mais importante é que não ouvimos mais falar em ameaças de golpe militar, em fechamento do STF e em fim do Estado Democrático de Direito.

Enfim, podemos retomar o debate sobre os problemas reais do nosso povo: a fome, as desigualdades, a violência, o desemprego, a necessidade de crescimento econômico com distribuição de renda, a necessidade de melhoria da saúde e de elevação dos níveis educacionais, assim como o problema da falta de moradia, a problemática do meio ambiente e tantos outros desafios.

Agora é Democracia acima de tudo, a Constituição acima de todos e ditadura nunca mais!    

 

 

Um comentário:

  1. Gostei muito de tudo que vc relatou,por que tudo é verdadeiro Parabéns!

    ResponderExcluir

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.