segunda-feira, 10 de abril de 2023

Padre Edjamir Sousa Silva: Quem ama compreende e ver!

 


Toda a Liturgia da Palavra de Deus, proclamada desde a noite passada (Vigília Pascal), nos põe dentro do Mistério do Deus-Amor que se manifesta Criando e Libertando. Para entender e crer é preciso uma linguagem muito própria. Uma linguagem interpretativa que não se prende a meros raciocínios doutrinais, mas a linguagem do coração.

O Evangelista João ensina: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco” (1Jo 4, 8-9). Podemos estender esta afirmação com outra: “Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus” (Mt 5, 8).

Quem AMA, VER e CRER no ressuscitado e DÁ TESTEMUNHO dele, pois em seu coração estão os mesmos sentimentos de Cristo. Há uma conexão muito forte entre o Senhor (amor) e o discípulo (amado).

JESUS CRUCIFICADO RESSUSCITOU! A VIDA VENCEU A MORTE. O AMOR VENCEU O ÓDIO. Esta é a mensagem que imprime um novo dinamismo em nossa caminhada terrena. A ressurreição de Jesus mexe com nossa vida, como aconteceu com as primeiras testemunhas. Tudo adquire um sentido novo. E não só ao povo cristão, mas se estende a todos e ao cosmos (casa comum). A vida é refeita em Jesus Crucificado-Ressuscitado.

A ressurreição de Jesus é um fato histórico, com testemunhas oculares e faz parte essencial do credo cristão, conforme percebemos na catequese de Pedro (1ª Leitura) junto à comunidade cristã reunida na casa de Cornélio um centurião romano (Atos 10, 1-43).

O primeiro dia da semana é o hoje de Deus na vida das pessoas e comunidades, é o novo tempo. É manhã, mas ainda pode está escuro na vida de muitas pessoas e no interior de muitas comunidades que não se abrem para a Boa Nova.

Quem professa a fé em Jesus deve saber que a fé na ressurreição não nos leva a uma coisa abstrata e sem compromissos, mas derruba barreiras que separam as pessoas e provoca novas relações, baseadas no amor fraterno. Ela nos faz viver de um novo modo, já não voltados para interesses egoístas, mas para “as coisas do alto” (II leitura).

A celebração da Páscoa do Senhor Jesus é oportunidade de nos deixarmos invadir pelo amor misericordioso de Deus e seguir Jesus com entusiasmo.

O primeiro dia da semana tem ligação com o início da criação do mundo. A morte de Jesus significou a passagem das trevas para a luz que nunca mais se apagará. Mas a fé na ressurreição, porém, não se processa da mesma maneira em todas as pessoas. Algumas precisam de um tempo maior para assimilar essa verdade, que tudo transforma.

Jesus ressuscitou, a vida já não é a mesma. Quem segue a Jesus se distingue pelo que o amor de Deus fez nele(a): a coragem para amar. Sua ousadia na busca da verdade a levará ao encontro com Jesus ressuscitado.

O discípulo que Jesus ama é o mais rápido para “ver, crer e testemunhar”. Quem ama e se deixa amar por Jesus caminha na certeza de que ele está vivo.

Professar a fé em Jesus Cristo implica viver dignamente, bem como respeitar a dignidade das demais pessoas e da casa comum, redimida pelo Sangue de Cristo (Seu amor).

Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.