O jovem Antonio de Pádua Sobrinho, nascido na cidade de Picuí, tem sua história e trajetória profissional contada em livro. Pádua já estagiou na Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais (CDRM), já proferiu palestra na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Paraíba, dentre outras instituições, e é pesquisador dos recursos minerais nas regiões do Curimataú e Seridó paraibanos, tendo vários artigos publicados na área de mineração, apresentado em eventos nacionais e internacionais. No livro ele fala da sua história e trajetória profissional, dando ênfase a importância do IFPB – Campus Picuí em sua vida.
“O IFPB, sem dúvida, foi uma grande oportunidade. Então, eu entrei no curso técnico em Mineração, no IFPB Campus Picuí, e sempre fui dedicado a essa área de pesquisa, de extensão. Só que quando eu ingressei no IFPB, o que me orgulha muito, pouco se tinha de informação sobre a atividade mineral do município. Então, até mesmo quando a gente ia fazer um trabalho, quando a gente ia fazer uma pesquisa, a gente não encontrava nenhum subsídio relacionado à atividade mineral. Através de professores que nos incentivaram muito – e eu destaco aqui o professor Francisco Souza, que é geólogo; hoje ele leciona no IFPB em Campina Grande, mas ele sempre nos motivou a pesquisar. Então, quando entrei no IFPB, a gente começou a realizar visitas a garimpos, visitas a minas, e, como fruto dessas visitas, a gente começou a publicar artigos científcos e foi aí que foi abrindo a nossa mente, vendo a importância da implantação daquele poço, porque a gente começou a Capa Sumário A HISTÓRIA DA MEMÓRIA 61 entender todo aquele arranjo produtivo local que era relacionado à atividade mineral.” Antonio de Pádua Sobrinho.
(Trecho do livro A História da Memória – constituição de um acervo de fontes históricas com ex-alunos do Instituto Federal da Paraíba – Campus Picuí).
Link do livro: http://editora.ifpb.edu.br/ifpb/catalog/book/444
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.