sexta-feira, 7 de maio de 2021

Padre Severino Firmino toma posse como novo Pároco da Paróquia de São Pedro, em Campina Grande


Criada há pouco mais de um ano, a Paróquia de São Pedro, localizada no Conjunto Severino Cabral, escreve mais uma página em sua história com a posse do seu segundo Pároco, o Padre Severino Firmino, que foi empossado pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, na noite de quinta-feira (06).

Nesta solene celebração, estiveram presentes Padres, Diáconos, Seminaristas, fiéis da Paróquia, bem como, alguns fiéis da Paróquia de Nossa Senhora das Mêrces, a antiga Paróquia onde o Padre Severino exercia o seu sacerdócio.

A posse Canônica do Padre Severino Firmino, nesta quinta semana da Páscoa, trouxe na liturgia o Evangelho de João 15, 9-11, donde o Bispo extraiu a sua reflexão, falando sobre a perseverança no amor de Deus.

“Ele quer que nós o amemos, como ele nos ama. Se amamos de verdade, teremos que sacrificar-nos por Ele e, imitando-o, amarmos aos outros. Jesus prevê as dificuldades e obstáculos que seus discípulos vão encontrar no caminho para lhe permanecerem fiéis. Por isso, adverte-os: ‘Perseverai no meu amor’. Ele nos propõe isso, uma vez que tão somente a perseverança no bem é o que dará valor a nossos atos; começar é fácil, perseverar é mais difícil”, explicou o Evangelho.

Ao dirigir-se à Comunidade e ao Padre, o Pastor Diocesano desejou forças e muito ânimo na nova missão, tanto do Padre, quanto da comunidade que o acolhe; ao novo Pároco, exortou-lhe o caminho da perseverança e disse:

“Padre Severino, o senhor é chamado a ser de Deus; e, como consequência, ser humano. Essa é a sua, a nossa base para viver o serviço ao povo de Deus. A oração liga o senhor a Deus e ao seu povo, e leva o povo a ligar-se com Deus que é Pai de todos. Tudo o que o senhor fizer deve estar inteiramente relacionado com seu ministério sacerdotal”.

Dom Dulcênio, em suas palavras, mencionou um grande legado do Padre Severino, que é o seu serviço de caridade: “Padre Severino, o senhor, ao longo de sua vida sacerdotal, vem demonstrando o seu amor e, consequentemente, os cuidados com os pobres e o trabalho com os pobres de todas as situações está na ordem do dia da missão sacerdotal, na missão do pároco. Disso eu sou testemunha: faz parte do seu coração de pastor”.

O Rito da Missa 

Próprio da Liturgia da posse de um pároco, nesta celebração o padre empossado profere sua profissão de fé, recebe do Bispo as chaves da Igreja e do Sacrário, é conduzido à Pia Batismal, além de receber Estola roxa, como sinal do seu ministério de escuta na confissão.

Padre Severino Firmino

Padre Severino Firmino da Silva é natural de Alagoa Grande. Ingressou no Seminário Diocesano em 1982, foi ordenado Sacerdote em 18 de agosto de 1991. Sua primeira Paróquia foi a de Nossa Senhora das Mercês, em Cuité, onde ficou até 2000. Depois foi Padre na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pocinhos, ficando por lá até 2014; deste ano em diante, retornou à Paróquia das Mercês, até abril deste ano, passando, portanto, a assumir como o segundo Pároco, a Paróquia de São Pedro, em Campina Grande.










Por: Ascom | Correção de Pedro Freitas
Fotos: Angéllyka Kelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O conteúdo do comentário é de inteira responsabilidade do leitor.